Programa Bolsa Universidade Manaus – AM

O Programa Bolsa Universidade da Prefeitura Municipal de Manaus é um Programa Socioeducacional, com a finalidade de conceder bolsas de estudo Integrais (100%) e Parciais de 75% (setenta e cinco por cento) e 50% (cinquenta por cento) do valor das mensalidades dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear seus estudos, em Instituições Particulares de Ensino Superior, estabelecidas na cidade de Manaus.

Como funciona o Programa Bolsa Universidade

O Bolsa Universidade Manaus apresenta particularidades variadas de muitos programas que incentivam o ensino, pois o estudante não devolve a quantia investida em seu aprendizado, e sim, presta uma contrapartida, participando de projetos educacionais, sociais, culturais, socioambientais entre outros, implementados pela Prefeitura de Manaus e por seus parceiros, aliando dessa forma o aprendizado teórico adquirido em sala de aula, à prática, complementando dessa forma o processo ensino-aprendizagem.

As diversas ações promovidas pelo Programa Bolsa Universidade (PBU) auxiliam no desenvolvimento socioeconômico da cidade de Manaus. O Programa tornou-se forte componente no combate das desigualdades sociais, conferindo a especialização educacional daqueles de baixa renda e, consequentemente, a possibilidade de inclusão de profissionais qualificados no mercado de trabalho atual.

Para concorrer ao benefício do Bolsa Universidade basta seguir alguns procedimentos que são ser um estudante brasileiro nato ou naturalizado; possuir renda familiar bruta não excedente a quatro salários mínimos; ser residente na cidade de Manaus; estar regularmente matriculado ou apto a se matricular (ter sido aprovado em vestibular) em Instituição Privada de Ensino Superior participante do Programa; não possuir diploma de curso superior e não estar matriculado em Faculdade Pública; firmar compromisso de participar das atividades, programas e projetos executados pela Prefeitura Municipal de Manaus e não possuir outro benefício (por exemplo, PROUNI), o estudante deverá se desvincular de tal benefício caso queira participar do Programa Bolsa Universidade.

Inscrição Bolsa Universidade Manaus

Será admitida inscrição somente via internet, por meio do Portal do Candidato, disponível no endereço eletrônico http://bolsauniv.manaus.am.gov.br/inscricao.No ato da inscrição eletrônica, o candidato deverá, obrigatoriamente, escolher o curso, o turno e a instituição, para os quais deseja concorrer ao benefício, bem como informar a 2ª opção de curso.

O PBU – Programa Bolsa Universidade Manaus apresenta 15 faculdades conveniadas, são essas: Ciesa, Dom Bosco,  Esbam, Fametro, Boas Novas, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Maurício de Nassau, Nilton Lins, Ulbra e Uninorte.

Conheça mais sobre o programa pelo site http://portalespi.manaus.am.gov.br/ e não perca essa chance! Seja um bolsista universidade!

O Programa criado pela Lei nº 1.350 de 07 de julho de 2009 é regulamentado pelo Decreto nº 0222/2009 e pela Lei nº 1.357 de 08 de julho de 2009 que também é regulamentada pelos Decretos nº 0223/2009 e nº 0731/2011.

Faculdades Conveniadas

A lista de Faculdades que são conveniadas ao programa de Bolsa Universidade Manaus, está sendo modificada ano após ano. Graças ao sucesso do programa, estão sendo adicionadas novas universidades para oferecer bolsas de estudos para os estudantes participantes do processo seletivo.

Confira quais são as Universidades atuais cadastradas no programa

  • Centro Universitário do Norte (Uninorte);
  • Universidade Nilton Lins;
  • Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam);
  • Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi);
  • Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro);
  • Faculdade Boas Novas (FBN);
  • Faculdade La Salle;
  • Faculdade do Amazonas (IAES);
  • Ies Materdei;
  • Faculdade Martha Falcão DeVry;
  • Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) – unidades Centro e Leste.