Programa Bolsa Universidade: São Paulo

Todo mundo sabe que está cada vez mais difícil conseguir uma oportunidade de ingressar e crescer no mercado de trabalho sem um curso superior. Para os jovens, entrar na universidade é um passo determinante, capaz de garantir o sucesso no futuro. No entanto, nem todos têm a oportunidade de arcar com os custos desses estudos, e é justamente para isso que foi desenvolvido o Programa Bolsa Universidade.

O Programa Bolsa Universidade vem de uma parceria firmada entre o governo estadual de São Paulo e várias instituições de ensino superior do estado. Funciona da seguinte maneira: os estudantes de baixa renda conseguem bolsas de estudo nas universidades e faculdades particulares e, em troca, precisam prestar serviços em escolas estaduais para a comunidade nos sábados e domingos.

Esses serviços são atividades culturais, esportivas, de saúde e de recreação, que o governo estadual oferece para as comunidades. Desse modo, além de pessoas especializadas, os estudantes também ajudam a orientar aqueles que vão aos finais de semana para os prédios das escolas estaduais, a fim de terem acesso a diversos serviços.

Parceria com Universidades

O Programa Bolsa Universidade é uma associação com o Escola da Família, e consegue atingir vários objetivos: ocupa o espaço das escolas estaduais de maneira inteligente aos sábados e domingos; oferece atividades para a população, estimulando a educação, cultura, paz, prática de esportes e espírito de confraternização entre os vizinhos; e consegue manter os estudantes de baixa renda cursando o ensino superior.

Essa parceria já foi firmada com mais de 230 instituições privadas de ensino superior e o pagamento das mensalidades funciona da seguinte forma: metade do valor, respeitando o teto de R$ 500,00, é pago pelo estado, e o restante é financiado pela própria faculdade.

Inscrições

Só podem se inscrever nesse programa aqueles alunos que estejam devidamente matriculados em uma das faculdades conveniadas, já estudando ou em uma turma de início imediato; não pode estar recebendo outro benefício para pagar as suas mensalidades, não possuir nível superior completo e estar disponível para atuar nas escolas nos finais de semana. Veja sobre inscrições aqui.

O programa já atende cerca de 13 mil universitários, que constroem a vida acadêmica e ajudam a sociedade!

Acesse http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/subpages/bolsa_universidade.html